O Super App do Banco Central é um aplicativo que promete facilitar a vida de clientes de todas as instituições financeiras em atividade no país.

A iniciativa ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de data de lançamento.

Mas já é possível sabermos um pouco sobre como será a iniciativa, que foi abordada recentemente durante um workshop do Banco Central em Brasília.

E com base em informações já divulgadas, confira a partir de agora o que já se sabe sobre o Super App do Banco Central.

Por que o Banco Central está criando um Super App?

O objetivo do Super App do Banco Central é integrar todos os serviços econômicos em apenas uma plataforma.

Assim, o usuário não precisará usar apps diferentes para gerenciar suas contas, investimentos, seguros e vários outros serviços.

Para isso, a ideia é convergir quatro blocos:

Portanto, além de agregar os serviços já existentes, o Super App do Banco Central estará preparado para as inovações na área financeira que estão por vir.

Ou seja, será mais do que simplesmente um agregador de contas.

Quais as funcionalidades do Super App do Banco Central?

O Super App do Banco Central terá diversas funcionalidades, sendo que algumas delas ainda nem foram lançadas oficialmente.

Confira agora uma lista de recursos previstos para o aplicativo:

  • Agregador: o Super App do Banco Central vai agregar os seguintes produtos ou serviços financeiros: câmbio, crédito, investimentos, pagamentos, previdência e seguros
  • Transferência por Pix: a partir do app, o usuário poderá selecionar qual de suas contas bancárias será debitada para o pagamento e transferir diretamente o valor na mesma hora
  • Pix Garantido: na mesma função, o usuário poderá escolher este recurso que ainda será lançado, e que permitirá o uso do Pix em compras parceladas
  • Pix Automático: esta é outra funcionalidade prevista para o sistema de transferência instantânea, porém voltada para a recorrência, permitindo a automatização de débitos a cada mês
  • Gerenciador de despesas: a função de cash management permitirá que o usuário confira seus dados financeiros de todas as instituições das quais é cliente
  • Monetização do uso de dados: o usuário do Super App terá uma carteira digital de dados, e poderão ser remunerados pela utilização de seus dados pessoais por meio de tokens
  • PISP (iniciador de pagamentos): permite que instituições e empresas dêem início ao processo de pagamento a partir de uma conexão com o banco do consumidor.

O Pix vai acabar com o cartão de crédito?

Ao nos depararmos com a funcionalidade do Pix Garantido, pode parecer que o cartão de crédito está ameaçado.

Afinal, a possibilidade de usar a forma de pagamento que mais cresce no país para comprar a prazo compromete o principal diferencial do cartão.

Em julho de 2023, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou essa possibilidade.

“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa cobrada sobre o uso da maquininha de cartão)”, disse Campos Neto.

Porém, na mesma entrevista, o executivo afirmou também que o Banco Central estuda mudanças no sistema do cartão de crédito.

Portanto, dependendo de como essas duas formas de pagamento funcionarão, o surgimento do Pix Garantido não significa necessariamente o fim do cartão de crédito.

Quais as vantagens do Super App do Banco Central?

Entre as vantagens do Super App do Banco Central, podemos destacar:

  • Praticidade: como já mencionamos aqui, o Super App do Banco Central vai permitir a visualização e o gerenciamento de vários produtos financeiros em só uma interface
  • Monetização: com o aplicativo, o usuário poderá acumular seus dados para trocarem por tokens, podendo ganhar dinheiro com a utilização das informações
  • Gerenciamento de despesas: a partir dos dados do cash management, o próprio sistema poderá sugerir meios de otimizar o controle financeiro
  • Maior uso do Pix: com as novidades relacionadas ao Pix, o método de transferência instantânea terá mais possibilidades de uso.

Qual a relação entre o Super App e Open Finance?

O Open Finance é necessário para o funcionamento do Super App.

Afinal, o conceito do Open Finance significa a abertura do sistema financeiro para o compartilhamento de dados, com o objetivo de possibilitar uma integração que possa melhorar os serviços.

Ou seja, instituições como bancos, seguradoras, financeiras e fintechs podem utilizar informações compartilhadas, desde que o cliente autorize.

Portanto, é uma tecnologia necessária para que apenas uma plataforma possa reunir dados de diferentes instituições.

O Open Finance já está disponível para clientes de algumas instituições, mas a tendência é que seu uso se torne mais frequente no futuro.

Agenda de integração do Super App

Durante o workshop em Brasília, foi apresentada a agenda de integração do Super App do Banco Central.

Embora não tenha uma estimativa de datas, a lista mostra quais passos serão implementados até que a nova plataforma possa ser lançada.

São eles:

  1. Integração entre o Pix e o iniciador de pagamentos do Open Finance
  2. Integração entre o Pix e outros produtos, como créditos e financiamentos
  3. Pix e internacionalização da moeda, que pode viabilizar o Pix internacional
  4. Integração entre o Pix e o Real Digital
  5. Integração entre o Real Digital e o Open Finance
  6. Agregador financeiro
  7. Construção da carteira digital.

Se você quiser conferir outras novidades relacionadas aos meios de pagamento, garanta presença no Innovation Pay 2023 no dia 17 de outubro, no Hotel Unique, São Paulo.

Banner Innovation Pay 2023

O que significa Super App?

Super App é o nome de um aplicativo que está em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil. A plataforma funcionará por meio da convergência entre o Pix, o Open Finance, o Real Digital e a internacionalização da moeda. Com ele, os usuários poderão acessar contas de bancos diversos, além de seguros, cartões de crédito e outros produtos e serviços financeiros. O app também terá recursos que ainda não foram lançados.

Quais as funções do Super App do Banco Central?

A principal função do Super App do Banco Central será integrar serviços econômicos de instituições financeiras diversas. Assim, o usuário poderá usar na mesma plataforma serviços e produtos financeiros tradicionais. Por exemplo, será possível fazer uma transferência por Pix direto pelo app, podendo escolher na hora a conta bancária que será debitada. Como o app funcionará por meio do Open Finance, o usuário poderá monetizar o uso dos seus dados.

Quando o Super App estará disponível?

Até a metade de 2023, ainda não havia uma previsão de data. A plataforma só poderá ser disponibilizada depois do processo de integração. As primeiras etapas da agenda envolvem a integração do Pix com o Open Finance, outros produtos financeiros, a internacionalização da moeda e o Real Digital. Os demais passos são a integração do Real Digital com o Open Finance, o agregador financeiro e a construção da carteira digital.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies