Alcançar uma vantagem competitiva pode não ser fácil, mas é a melhor maneira de lidar com o mercado em qualquer área de atuação.

Afinal, a empresa que consegue se destacar tem melhores resultados e consegue se manter no topo de seu nicho.

Mas como se diferenciar em relação à concorrência?

Não existe uma resposta simples, mas há várias boas práticas que podem ajudar um negócio a se tornar o favorito de seu público-alvo.

Leia o artigo até o final para entender o que é vantagem competitiva e aprender a se diferenciar em seu segmento.

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é uma característica ou diferencial de uma empresa que a coloca na frente em relação à concorrência pelo mesmo mercado.

Vantagem competitiva é uma característica que dá a uma empresa o potencial de tornar o produto ou serviço oferecido por ela mais atraente em comparação com a concorrência.

Ou seja, é um diferencial que ajuda a garantir a preferência do público.

Para conseguir uma vantagem competitiva, uma empresa precisa alcançar um nível de eficiência que não pode ser igualado por outras.

Assim, é possível neutralizar as ações dos negócios concorrentes e se manter sempre no topo de seu nicho.

Não existe uma receita única para se chegar a uma vantagem competitiva.

Afinal, dependendo da área de atuação, ela pode se relacionar a diferentes aspectos do negócio, como veremos em mais detalhes.

Qual a importância da vantagem competitiva?

Obter uma vantagem competitiva é a melhor maneira de enfrentar um mercado concorrido, pois é difícil se sobressair em meio a outros players sem um diferencial.

Além disso, a empresa que consegue se destacar aumenta sua lucratividade.

Assim, é possível alcançar os resultados esperados e ainda investir em novos meios de atrair mais consumidores e se manter no topo.

Dessa forma, o negócio pode alcançar um círculo virtuoso – ou seja, uma situação em que acontecimentos positivos, como um alto volume de vendas, vão se repetindo.

Por outro lado, sem uma vantagem competitiva, a empresa pode perder participação no mercado, inclusive correndo o risco de ter sua operação inviabilizada.

Tipos de vantagem competitiva

No livro Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, o professor de Harvard e teórico de negócios Michael Porter classifica a vantagem competitiva em dois tipos:

  • Menor custo: algumas empresas conseguem otimizar seus processos para gastar menos, tornando possível cobrar preços mais baixos em relação à concorrência sem abrir mão de sua margem de lucro, ou manter seus preços no nível do mercado e lucrar mais
  • Diferenciação: os produtos ou serviços oferecidos pelo negócio são percebidos pelo público como diferenciados em relação aos demais por alguma razão, como por exemplo a qualidade, uma ideia inovadora, um atendimento excepcional, uma tecnologia avançada, entre outros.

É importante destacarmos que alcançar um tipo de vantagem competitiva não exclui outro.

Uma empresa pode buscar reduzir seus custos enquanto tenta se diferenciar com seus produtos e serviços.

No entanto, chegar a qualquer uma dessas situações é uma tarefa desafiadora.

No próximo tópico, vamos apresentar alguns exemplos de como empresas podem se destacar.

Exemplos de vantagem competitiva

Automação de processos, qualificação de profissionais e inovações tecnológicas podem ser algumas vantagens competitivas consideradas na estratégia do negócio.

Existem várias formas de se alcançar a vantagem competitiva, conforme descrevemos acima.

Veja agora alguns exemplos.

Automatização de processos

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a otimizar a atividade de empresas de diferentes portes e segmentos a partir da automatização.

Desde a fabricação ou a compra de produtos ou a prestação de serviços até o ato da cobrança, é possível eliminar várias etapas manuais.

A maior agilidade e a liberação dos funcionários para outras tarefas podem representar um menor custo para a empresa.

Qualificação profissional

Negócios que conseguem atrair os profissionais mais competentes em seu ramo de atuação conseguem ganhar credibilidade diante do público.

Essa vantagem competitiva costuma ser observada em empresas que prestam serviços, como clínicas médicas e consultorias e instituições de ensino.

Inovação tecnológica

A partir da pesquisa em tecnologia, uma empresa pode adotar uma abordagem única em suas soluções.

Caso seus concorrentes não alcancem a mesma excelência, essa inovação pode ser decisiva para o sucesso do negócio.

E mesmo se, após algum tempo, outras empresas conseguirem igualar o produto ou serviço, o pioneirismo ainda pode representar uma vantagem competitiva interessante, pois ajuda a fortalecer a marca.

Localização geográfica

Para negócios com sede física que realizam vendas ou oferecem serviços diretamente ao consumidor final, a localização pode ser importante para o sucesso.

Por isso, vale a pena investir para criar a sede em uma região com uma boa porção do público-alvo da empresa.

Publicidade eficiente

Uma campanha publicitária criativa também pode fortalecer a marca a ponto de representar um diferencial em relação à concorrência.

Nesses casos, é importante apresentar aos clientes uma boa proposta de valor, ou seja, mostrar de forma clara e consistente as razões para consumir as soluções que a companhia oferece.

Como identificar a sua vantagem competitiva?

Para identificar as vantagens competitivas, é preciso analisar o potencial da empresa.

Para isso, a primeira etapa é realizar uma estratégia de foco.

Em outras palavras, segmentar o público e identificar o perfil de cliente ideal para consumir as soluções que a empresa oferece.

Depois de delimitar bem seu nicho, procure entender bem as características desse público para buscar meios de suprir suas necessidades.

Também é importante conhecer bem o mercado em que a empresa atua.

Uma análise detalhada da concorrência pode mostrar em quais aspectos sua empresa pode se diferenciar.

A partir das informações nas duas etapas acima, procure identificar quais são as melhores formas de se destacar: entregar um produto ou serviço com uma qualidade superior ou um preço mais baixo ou fortalecer sua marca.

É muito importante realizar todos esses processos, pois bons diferenciais podem ser identificados em qualquer um deles.

A partir da identificação, o próximo passo é criar meios de alcançar essa vantagem competitiva com as dicas que vamos mostrar na sequência.

Como criar uma vantagem competitiva?

Estimular a criatividade da equipe, fidelizar clientes e reduzir custos podem ser boas formas de começar a criar sua vantagem competitiva.

Identificar o potencial do negócio com as dicas que demos logo acima é importante, mas não é tudo.

Afinal, para buscar uma vantagem competitiva, é preciso agir.

Veja algumas dicas importantes para quem quer se diferenciar dos concorrentes.

1. Aposte na fidelização

Implementar estratégias para fidelizar clientes que funcionem para o nicho da empresa também pode representar uma importante vantagem competitiva.

Seja com programa de recompensa ou de milhas, descontos especiais ou mesmo adotando o modelo da recorrência, manter os clientes consumindo suas soluções é uma boa forma de desbancar a concorrência.

2. Busque referências

Se você quer inovar para ser referência em seu mercado, buscar boas referências e cases de sucesso em seu mercado é uma iniciativa importante.

Pesquise sobre os líderes de seu segmento em outros países e veja o que você pode aprender com eles.

3. Incentive sua equipe a criar

Empresas com processos muito rígidos e pouco espaço para a criação deixam de descobrir novos meios de impressionar seus clientes.

Por isso, a empresa que busca inovar em suas soluções deve permitir que os funcionários trabalhem na criação e implementação de novas soluções ou funcionalidades.

4. Reduza custos

Dependendo do caso, pode valer mais a pena buscar a vantagem competitiva a partir da liderança de custos com um bom controle financeiro.

Essa estratégia consiste em buscar meios de conseguir enxugar ao máximo as despesas, para assim poder cobrar o menor preço do mercado ou aumentar a lucratividade.

5. Pense no custo-benefício

Não basta cobrar um bom preço se o seu produto tiver uma qualidade inferior à de seus concorrentes.

Por isso, é preciso buscar um bom custo-benefício, equilibrando um preço atrativo a uma solução que atinja plenamente a expectativa de quem compra.

Experiência de compra e vantagem competitiva

A experiência de compra também é uma vantagem competitiva importante.

Por isso, é preciso garantir o conforto do consumidor durante todo o processo, que começa por um bom atendimento.

Seja sempre gentil sem deixar de lado a objetividade ao responder às perguntas do cliente.

Procure oferecer as melhores opções para cada pessoa que entra em contato, seja visitando a loja física ou pelos canais de atendimento.

Outro ponto essencial da experiência de compra é o momento da cobrança.

Nessa hora, qualquer tipo de fricção pode desestabilizar a relação entre o cliente e a empresa.

Por isso, negócios de vários portes e segmentos investem em plataformas como a Vindi, que diversificam as formas de pagamento e proporcionam transações simples e seguras.

Se você não se preocupar com esse aspecto, pode acabar ficando para trás, e a concorrência é que terá uma vantagem competitiva sobre seu negócio.

A Vindi é um ecossistema completo de cobranças para vendas avulsas ou recorrentes, no modelo de assinaturas.

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